#223249

#1d2b3f

REQUERIMENTO N° 0068/2021
Estado da Paraíba
Câmara Municipal de Cabaceiras/PB
"Casa de Joaquim Gomes Henrique"
CNPJ: 08.580.458/0001-79
BUSCAR PARECERIAS COM ÓRGÃO DE APOIO A AGRICULTURA E AGROPECUÁRIA.

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Venho, nos termos do Art. 121° do Regimento Interno, após ouvido o Plenário desta Casa, requerer ao Senhor Prefeito e ao Secretaria de Ação Rural e Meio Ambiente, que busquem parcerias com órgãos de apoio a agricultura e agropecuária, a exemplo da Embrapa e o Senar, bem como o PROCASE, para viabilizar a construção de barragens subterrânea em pontos estratégicos zona rural, inclusive se possível aproveitando as passagens molhadas construídas recentemente.

JUSTIFICATIVA:

Senhor presidente e demais Vereadores, a barragem subterrânea e uma construção que tem o objetivo de captação e armazenamento da água de chuva para produção de alimentos.

A Barragem subterrânea e uma tecnologia de inclusão, pois permite ao agricultor maior sucesso no cultivo de diversas espécies, promovendo a melhoria das condições de vida das famílias agricultoras, garantindo renda e segurança alimentar. Em 2008, esta tecnologia foi destacada no Balanço Social da Embrapa e, em 2013, reconhecida como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil. Alem disso, esta alinhada como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ficando, em 2018, entre as iniciativas finalistas do Prêmio ODS Brasil, na categoria “Ensino, Pesquisa e Extensão”, (dados do site da EMBRAPA: www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnoloaicas/-/produto-servico/2129/barragemsubterranea.

Isto exposto, acredito ser de grande importância para o nosso município, que atravessa vários períodos de estiagem, inclusive atualmente, ter opções de capacitação e armazenamento d’água, alem da escavação de poços e construção de cisternas.

Cabaceiras, 03 de maio de 2021.

Wellington Emerson de Farias Aires
– Vereador –

Cabaceiras,
3 de maio, 2022