RETORNO DAS AULAS DE XADREZ NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.
Excelentíssimo Senhor Presidente,
Venho, nos termos do Art. 121° do Regimento Interno, após ouvido o Plenário desta Casa, requerer ao Senhor a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, que retome o projeto de aulas de xadrez nas escolas municipais.
JUSTIFICATIVA:
Senhor presidente e colegas vereadores, devido a pandemia do Corona Vírus, a quase dois anos foi cancelado o projeto que levava o ensino de xadrez aos alunos de rede municipal de ensino, projeto que era executado com muito afinco pelo nosso amigo José Castro de Araújo Júnior, mais conhecido como Neném de Dona Marina.
As aulas de xadrez, além de tornar o ambiente escolar mais atrativo, a atividade contribui para o desenvolvimento de funções cerebrais, como concentração, memoria, analise de situações problema e criatividade, melhorando o desempenho escolar dos praticantes.
Saliento que, tramita no Senado Federal o projeto (PL 2993/2021) de autoria da senadora Nilda Gondim (MDB-PB) que acrescenta a obrigatoriedade do ensino de xadrez a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A proposta, que leva a pratica as escolas públicas e privadas como forma de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos dos ensinos fundamental e médio, aguarda analise do Senado.